Ao final de um tratamento de alinhador ou aparelho, o cuidado da pós-ortodontia é o que garante resultados duradouros e a saúde bucal a longo prazo.
Compreender o passo a passo da pós-ortodontia mantém a estabilidade alcançada durante o tratamento ortodôntico.
Neste guia, exploraremos os cuidados necessários após a remoção dos aparelhos ortodônticos e as práticas recomendadas para preservar o alinhamento dentário.
O que é pós-ortodontia?
A pós-ortodontia envolve todos os procedimentos e consultas necessários após a retirada do aparelho fixo ou dos attachments que auxiliam os alinhadores.
O momento de remover o aparelho fixo ou os attachments é muito aguardado pelos pacientes que o usaram. No entanto, esse não é o fim do tratamento ortodôntico.
Para garantir que os dentes permaneçam na nova posição, é necessário utilizar contenções móveis ou fixas. Isso os ajuda a se adaptarem à nova estrutura e a manter o resultado obtido com o uso do aparelho fixo.
Quais os procedimentos do dentista depois do aparelho?
O objetivo do processo pós-ortodôntico é estabilizar a nova posição dos dentes obtida com o uso do aparelho fixo ou com o uso dos alinhadores. Para isso, utiliza-se uma contenção que os ajuda a se adaptarem ao novo posicionamento.
Embora os procedimentos sejam simples, exigem muita atenção e dedicação, tanto do dentista quanto do paciente. O especialista acompanha de perto o progresso da pós-ortodontia, garantindo que os dentes permaneçam alinhados e que o tratamento seja bem-sucedido a longo prazo.
1. Retirada e contenção
Perto do término do tratamento com o aparelho fixo, o dentista avalia o caso do paciente para escolher o tipo ideal de contenção na pós-ortodontia.
Geralmente, recomenda-se um dispositivo fixo para os dentes inferiores ou aparelho móveis superiores e inferiores (transparentes) ou aparelho móvel convencional para os superiores. Após essa avaliação, o ortodontista faz escaneia os dentes do paciente e solicita a confecção da contenção.
Na consulta seguinte, quando a contenção estiver pronta, o dentista remove o aparelho fixo ou os alinhadores no consultório e orienta sobre os cuidados necessários com a nova estrutura.
2. Orientações do uso da contenção
Seguir as instruções fornecidas pelo dentista para o cuidado após o tratamento ortodôntico e se comprometer do começo ao fim é o que vai manter os resultados alcançados e evitar possíveis alterações no alinhamento dos dentes.
No início do uso da contenção móvel, é aconselhável utilizá-la continuamente, tanto durante o dia quanto à noite. Porém, é necessário removê-la durante as refeições e para a higienização bucal. Com o tempo, será possível reduzir o seu uso para apenas o período noturno, conforme a resposta dos dentes do paciente.
Por isso, é importante acompanhar as orientações feitas pelo dentista para garantir a eficácia do tratamento.
3. Consultas para monitoramento
As consultas regulares ao dentista servem para acompanhar o progresso do tratamento ortodôntico e garantir que tudo está em ordem. Durante as mesmas, o profissional avalia a evolução do caso e, se necessário, realiza ajustes ou controle da contenção.
Recomenda-se agendar essas consultas a cada 3 a 6 meses, por um período médio de 2 anos. Mesmo com o acompanhamento do ortodontista, é possível que ocorra uma recidiva, isto é, uma movimentação dos dentes ao longo do tempo. Contudo, com a supervisão adequada, é possível identificar essa tendência e corrigi-la.
Agende sua consulta de acompanhamento com a Dra. Daniela Nobre e assegure a saúde e a beleza do seu sorriso a longo prazo.