Com a utilização dos softwares ortodônticos, profissionais da área podem visualizar detalhadamente todas as etapas do tratamento antes mesmo de iniciá-lo. Este avanço permite a simulação de procedimentos e a análise de possíveis ajustes necessários.
Por meio de ferramentas digitais, a interação entre diagnóstico e execução clínica torna-se mais integrada. Este post aborda as funcionalidades e benefícios do uso de softwares ortodônticos para um procedimento de alinhamento dos dentes mais eficaz.
Como são usados?
Para ortodontistas que utilizam recursos tecnológicos, a inclusão de modelos digitais nas documentações ortodônticas facilita a execução do setup digital em todos os tipos de casos, desde os mais simples até os mais complexos.
Inserindo os modelos 3D em softwares ortodônticos, é possível realizar os movimentos necessários de forma independente. Essa abordagem reduz tanto o tempo quanto os custos, permitindo a criação de várias simulações da movimentação dos dentes.
Dessa forma, o ortodontista pode selecionar o melhor processo de alinhamento para cada tratamento específico.
Como funciona?
O ortodontista realiza diversas etapas na produção dos alinhadores: preparação e inserção dos modelos digitais nos softwares ortodônticos, execução do setup terapêutico com a inclusão dos attachments, fatiamento, impressão dos modelos e, finalmente, produção das placas de acetato para cada fase.
Esse sistema in office permite que o ortodontista opte por atuar apenas nas etapas iniciais do setup terapêutico, terceirizando a impressão dos modelos e a confecção das placas de acetato, de acordo com sua preferência.
Para cada uma dessas etapas, o profissional precisa adquirir conhecimento específico e praticar os procedimentos várias vezes para fixá-los. A afinidade com a tecnologia facilita a curva de aprendizado.
O manuseio dos modelos digitais e o preparo do setup proporcionam ao ortodontista mais controle sobre os movimentos, sustentado por sua experiência e conhecimento, além de oferecer um aprendizado mais abrangente de todo o processo, incluindo a quantidade de movimento por alinhador, instalação de attachments, numeração dos modelos e verificação dos contatos oclusais.
Tipos de softwares ortodônticos
No planejamento ortodôntico digital, deve-se selecionar o software adequado para a segmentação e movimentação dos dentes no computador. Entre as opções disponíveis, encontram-se Meshmixer, ArchForm, Blue Sky Plan, SureSmile Ortho, Ortho Analyzer, Nemocast, Maestro 3D Ortho Studio, Orchestrate 3D e ClinCheck.
Cada software possui funções, ferramentas e características distintas, como a interação com outros programas e a facilidade de manipulação das imagens digitais.
Alguns softwares são gratuitos, mas demandam mais tempo no preparo do modelo com a segmentação dos dentes antes do início do planejamento digital.
Em contrapartida, softwares pagos permitem alcançar essa etapa mais rapidamente e oferecem recursos adicionais, como o planejamento de colagem indireta e o planejamento restaurador. Além disso, também há uma outra alternativa que são os programas vinculados aos sistemas de alinhadores, geralmente disponibilizados gratuitamente aos profissionais credenciados.
Para tratamentos ortodônticos, a Dra. Daniela Nobre utiliza as mais avançadas tecnologias para garantir os melhores resultados. Agende sua consulta agora mesmo e dê o primeiro passo para um sorriso saudável e radiante.